segunda-feira, 25 de março de 2013

"Ser ou não ser: eis a questão."


"Ser ou não ser: eis a questão." Ou você é ou você não é. Mas o que é ser você mesmo? E o que não é ser você mesmo? Possuo um nome, tenho minhas características, minhas qualidades, meus defeitos; mas eu sou só isso? E se eu não tivesse características próprias? Em outras palavras: e se eu não tivesse minha personalidade? Eu deixaria de ser quem sou? Ou continuaria sendo a mesma, mas sem ser eu mesma? O que faz do ser humano ser ele mesmo? Somos diferenciados dos animais por causa da nossa racionalidade, porém, o que é ser racional? Será que ser racional é apenas ter a capacidade de pensar? Ou pensar de forma racional, usando a razão? E como se explica as atitudes tão "irracionais" que os seres humanos acabam tendo? Há uns dias estou tentando entender a origem do "eu", mas isso é um tanto complicado. Eu sou eu e você é você. Isso é fato. Mas se eu tivesse outro nome, deixaria de ser a mesma pessoa? E se eu tivesse outras características e possuísse o mesmo nome, também deixaria de ser a mesma pessoa? O que faz um ser humano ser ele mesmo? Será que são as suas atitudes, o seu jeito "diferente" de ser ou até mesmo sua autenticidade? Ser diferente é ir meio que contra ao que a sociedade estabelece, mas o que a sociedade estabelece é verdadeiramente certo? E em meio a tantos pensamentos e a pouquíssimas respostas, por enquanto só consegui chegar nessa conclusão: ser eu mesma sem saber quem eu sou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário